PEX

O QUE É PEX?


O PEX - Programa de Experiências é um programa que busca sua inspiração, entre outros, no pensador americano John Dewey (1859-1952) que representou um marco na história da educação ao propor uma alternativa ao ensino tradicional, até então baseado em longas e tediosas aulas expositivas. Para Dewey, a educação se daria com maior eficiência se o aluno participasse de experiências que lhes acrescentassem significado.

Há várias leituras atuais do pensamento de Dewey, mas todo professor sabe que o aluno gosta de aulas práticas, visitas técnicas, trabalhos experimentais, enfim, tudo que quebra a monotonia das aulas expositivas que até hoje continuam a ser a tônica na maioria das instituições de ensino. Esse pensamento pedagógico não defende o fim das aulas expositivas, elas têm sua importância e seu significado.

O aluno tem que atingir, ao longo de seu curso, uma pontuação mínima no PEX . Para tanto, lhe são oferecidas várias alternativas para escolher a forma de cumprir essa pontuação . isso não impede, naturalmente, que o aluno participe de mais atividades, excedendo o valor mínimo .  As atividades são muito variadas e incluem desde uma palestra de 50 minutos, uma viagem ou até um congresso que dura quase uma semana . O aluno, assim, deve se organizar para escolher atividades que sejam compatíveis com sua disponibilidade de horário. Depende apenas de seu interesse.

Se o aluno desejar, ele pode cursar um disciplina de outro curso e também participar das atividades PEX, todas se quiser. Isso permite que a formação do aluno possa ter uma expansão complementar bastante significativa, personalizada de acordo com os seus interesses.

Na Programação PEX temos atividades como:

- Palestras
- Trabalhos em equipe
- Concursos
- Visitas técnicas
- Viagens
- Cursos de extensão (internos e externos)
- Congressos e semanas acadêmicas (internos e externos)
- Projetos e pesquisas
- Realização de resenhas
- Exposições
- Filmes seguidos de debates
- Estágios

Para o aluno, participar do PEX deve ser uma atividade alegre e divertida. Algo que saia da rotina da sala de aula e das longas aulas expositivas. O aluno precisa participar de forma ativa, com a "mão na massa".


FONTE: Norma 004: Regulamento do PEX - Programa de Experiências - Versão 4 - 08/10/2010

A EVOLUÇÃO DAS RESIDÊNCIAS